A LENDA DO BOTO ROSA




 INTRODUÇÃO

A lenda do boto tem sua origem na região amazônica (Norte do Brasil). Ainda hoje é muito popular na região e faz parte do folclore amazônico e brasileiro.
Oque diz a lenda 
De acordo com a lenda, um boto cor-de-rosa sai dos rios nas noites de festajunina. Com um poder especial, consegue se transformar num lindo jovem vestido com roupa social branca. Ele usa um chapéu branco para encobrir o rosto e disfarçar o nariz grande. Com seu jeito galanteador e falante, o boto aproxima-se das jovens desacompanhadas, seduzindo-as. Logo após, consegue convencer as mulheres para um passeio no fundo do rio, local onde costumaengravidá-las. Na manhã seguinte volta a se transformar no boto. 

Cultura popular:

- Na culturapopular, a lenda do boto era usada para justificar a ocorrência de uma gravidez fora do casamento.
 
- Ainda nos dias atuais, principalmente na região amazônica, costuma-se dizer que uma criança é filha do boto, quando não se sabe quem é o pai.

As pessoas que vivem em comunidades próximas aos rios onde habitam os botos cor-de-rosa o comem acreditando que ficarão enfeitiçadas por ele pelo resto da vida. Acredita-se também que algumas pessoas que comem a carne do boto ficam loucas.
 No cinema

- A lenda do boto foi transformada num filme em 1987. Com o títulode Ele, o boto, o filme tem no elenco Carlos Alberto Riccelli, Cássia Kiss e Ney Latorraca. A direção é de Walter Lima Junior.
 
 
Cadastre-se e Receba as Postagens por Email

Digite seu Email:


Ao receber o 1º email do feedburner você precisa clicar no link para confirmar sua inscrição.
A LENDA DO BOTO ROSA A LENDA DO BOTO ROSA Reviewed by lindos desenhos para pintar on 15:43 Rating: 5

Nenhum comentário :

@ Copyright - www.kly.com.br. Tecnologia do Blogger.